[O meu] Museu do Boom do ROCK PORTUGUÊS
Fotografia dos Roxigénio



Ver LPs no museu:

LP 'Roxigénio'
LP 'Roxigénio 2'
LP 'Rock'n'roll Men'


Texto sobre o LP "Roxigénio"
por Júlio Marques


Roxigénio

O dinamizador do blog "Culto do Vinil", escreve sobre o primeiro álbum dos Roxigénio. Veja AQUI.
Destaque
Roxigénio


© António Luís Cardoso
________

Os Roxigénio foram uma das bandas mais coerentes da (chamada) música pesada nacional. Digo isto por terem conseguido editar três albuns, um feito para a maioria das bandas e, nos mesmos, seguirem uma linha própria. É certo que são acusados disso mesmo, de um certo mimetismo de si próprios; mas tal reflecte a personalidade da banda. Personalidade que muito deve ao carismático e controverso vocalista, Sérgio Garcez, e do guitarrista Filipe Mendes (mais tarde adoptará a designação Phil Mendrix), ambos provenientes de projectos que haviam marcado os anos 70 (juntos, por exemplo, nos Psico; ou, em separado, Arte & Ofício, Garcez, e, Chinchilas, Mendes).

Fotografia dos Roxigénio

Outra das críticas foi a deficiente pronúncia da língua inglesa no 1.º álbum, algo que tem sido colado à banda, sempre que são lembrados – o que não deixa de ser estranho para um vocalista vindo de uma banda que já havia gravado quatro discos em inglês. Mas quanto a este LP, com título homónimo, sugiro que leiam duas análises separadas por quase 30 anos; uma, publicada em 1980, na revista "Música & Som", da autoria de João de Menezes Ferreira, e, a outra, um texto de Júlio Marques, responsável pelo blog "Culto do Vinil" – que havia colocado este álbum no topo dos editados no 'boom'.

Entre o 1.º e o 2.º álbuns ainda lançam o único single da carreira: "Song At Middle Voice" / "My Vocation" (Orfeu 1981).

É com "Roxigénio 2" (ou simplesmente "2"), e especificamente com o tema "Stiff nicked obstinated", que alcançam algum sucesso. Já "Rock'n'roll men" fecha os registos discográficos da banda, em 1983.

[ver mais aqui, no destaque "discografia" do Museu, publicado em 30 de Maio último]
Pode aceder à estrutura do museu, através dos links respectivos no menu à esquerda.