[O meu] Museu do Boom do ROCK PORTUGUÊS
Fotografia dos Jafumega



Ver singles no museu:

Jafumega - 'Dá-me lume' / 'Ribeira', Metro-Som, SING 126-SP Jafumega - 'There you are'/ 'My daddy's rock', Metro-Som, Sing 153 Jafumega - 'Running out' / 'Zugueira', Metro-Som, Sing 152 Jafumega - 'Latin'América' / 'Nó cego', Polydor-Polygram, 2 063 098 Jafumega - 'La dolce vita' / 'Romaria' (1983), Polydor-Polygram, 815 372-7


Ver LPs no museu:

LP 'Estamos aí'
LP 'Jafumega'
LP 'Recados'


Destaque
Jafumega


© António Luís Cardoso
________

Os Jafumega foram uma das bandas mais maduras do 'boom'. Inseridos num fenómeno alargadíssimo de projectos, a banda de Mário Barreiros, Eugénio Barreiros, Pedro Barreiros, Luís Portugal, Álvaro Marques e José Nogueira, revelou-se desde o primeiro álbum, um projecto musical consistente. "Estamos aí" (1980), assim se chamava o primeiro LP, mostrava um grupo que queria fazer rock em Potugal, com uma particularidade: apesar do nome em português, o álbum é cantado na língua inglesa.

Uma vez que começam a vingar os projectos cantados na língua de Camões, os Jafumega lançam o single "Dá-me Lume" – cujo lado B, "Ribeira", é que se torna um enorme sucesso – seguindo-se o álbum homónimo e segundo de originais, com 'hits' como "Latin'América" ou "Nó cego". Deste LP resulta um single com estes temas e marca a mudança de editora, da Metro-Som para a Polygram. Isto não impede a primeira de ainda lançar, em 1982, dois singles da banda, extraídos do primeiro LP.

Ora, isto – cantar em português e em inglês – já haviam feito os Mini-Pop [grupo de crianças (e depois adolescentes) que teve algum sucesso nacional e onde militavam os irmãos Barreiros, patrocinados pelo pai, Mário] durante a década anterior.

A banda fecha a actividade com o terceiro LP, "Recados", com a particularidade de no lado A se encontrarem recados "... da cidade" e no B "... do campo", uma interessante proposta com pouca recepção do público e da crítica. Do 33 rotações é extraído um single, com "La dolce vita" e "Romaria".

Uma última nota para as diferentes grafias do nome da banda encontradas nos discos: Jafu'mega (LP "Estamos aí"), Jafu-mega (singles "Dá-me Lume", "There you are" e "Running Out") Jafúmega (LP "Jafúmega") e Jafumega (singles "Latin'América" e "La dolce vita", bem como no último LP).
Pode aceder à estrutura do museu, através dos links respectivos no menu à esquerda.